A importância dos selos ambientais para as industrias

Selos ambientais

Os selos ambientais para as indústrias funcionam como um mecanismo pelo qual são garantidas ou atestadas as características de um produto ou processos e o cumprimento de determinados requisitos sociais e ambientais previstos em lei.

As empresas que produzem resíduos sólidos precisam estar atentas a todas as normas previstas em lei para utilizar, em sua produção, os materiais que possam prejudicar de alguma maneira o meio ambiente. 

Industriais e fabricantes de produtos que tenham em sua composição o metal, o cobre ou o plástico, por exemplo, devem cumprir com todas as obrigações previstas em lei. 

Por isso,

que o descarte do que não será mais utilizado deve ser feito de forma regular. Por exemplo, a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê a prevenção e redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável por essas geradoras, assim como a separação dos materiais que poderão ser reutilizados e reciclados. 

Partindo desse princípio,

temos também os selos ambientais para as industriais, que garantem e atestam o cumprimento de determinados requisitos ambientais pelas empresas previstos em lei. 

Selos ambientais para indústrias

Os selos ambientais para as indústrias podem ser reconhecidos também por meio do Programa de Rotulagem Ambiental (ISO-14020). 

Seu principal objetivo hoje em dia é estimular as fabricantes e empresas que trabalham com resíduos sólidos a adotarem práticas sustentáveis que reduzam os danos ao meio ambiente. 

No entanto, essa certificação acontece em um processo voluntário de empresários individuais ou sociedades empresariais que desejam trabalhar com a sustentabilidade industrial. 

Por exemplo: 

Eles podem utilizar o selo verde para realizar processos de insumos reciclados e fazer o descarte regular dos resíduos sólidos. Assim, conseguem garantir a testagem dos seus produtos e serviços e seguir todas as normas ambientais previstas em lei. 

Exemplos de selos

No mercado, existem mais de 700 tipos de selos ambientais para as indústrias, sendo que 30 delas estão no Brasil. 

Abaixo, confira os principais e em qual o seu negócio pode se encaixar para se tornar sustentável:
  • Procel Edifica – Selo que visa a promoção de um menor gasto de energia em todas as fases da edificação;
  • BREEAM – Criado no início dos anos 90 e é considerada uma das principais medidas que avaliam os impactos ambientais ocasionados pela construção civil;
  • OHSAS 18001 – Onde os colaboradores da empresa que produz resíduos tóxicos recebem uma proteção em relação à segurança e saúde ocupacional; para que haja uma diminuição nos riscos de acidentes;
  • ISO 50001 – Norma cujo objetivo é diminuir as emissões de O2 e definir estratégias éticas relacionadas à política de energia.

Atenção!

Vale ressaltar que, se você é dono de um negócio que produz resíduos sólidos ou tóxicos e deseja se tornar referência como empresa sustentável, precisa adquirir o selo que mais se adequa a sua produção. 

Neste ponto, para conseguir esta certificação, é necessário obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas e também uma garantia dos percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com resíduos sólidos.

O que os selos ambientais podem significar para os negócios? 

As empresas que recebem o selo ambiental podem se beneficiar de várias maneiras, afinal, elas se destacam no mercado justamente por levar em consideração durante suas produções, as práticas de preservação ao meio ambiente, que podem ser: ecológicas ou sustentáveis. 

Visto isso,

as indústrias que utilizam essa certificação conseguem vantagens como: 

  • O aumento em suas vendas de produtos;
  • Reconhecimento de liderança empresarial;
  • Melhoria na imagem da marca no mercado;
  • Reconhecimento por ser empresa inovadora;
  • Chances maiores na exportação dos produtos.
Além do mais,

a natureza será uma das mais beneficiadas com as práticas sustentáveis realizadas por essas empresas com selos ambientais. Já que, com a redução dos danos e criação de ações dentro e fora da organização conseguem também conscientizar a sociedade. 

Portanto,

o descarte regular dos resíduos produzidos nas indústrias e fabricantes de materiais sólidos, deve ser levado em consideração quando se trabalha com sustentabilidade empresarial. 

O descarte regular de resíduos 

Como já citamos acima, o descarte regular dos resíduos sólidos produzidos pelas indústrias, fabricantes, comerciantes e demais geradores, deve seguir a PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10. 

Nela é importante destacar que essas empresas têm um papel fundamental na conscientização da população sobre o que é consumido e descartado de maneira incorreta no meio ambiente. 

Para garantir o futuro das próximas gerações, é preciso praticar boas ações relacionados à natureza. 

Hoje, existem empresas como a LM Resíduos, que realizam esse descarte da maneira mais adequada, como é o caso da Logística Reversa. Esse sistema pode ser utilizado principalmente para materiais que servem para reciclagem como cobre, metal, ferro e papel. 

Se seu negócio produz muito lixo em sua produção e você ainda não sabe como separar o que serve ainda ou como descartar, fale agora com o nosso time comercial e veja como podemos te ajudar a se tornar uma empresa mais sustentável.