Ações sustentáveis com resíduos da produção industrial

produção industrial e os resíduos

A produção industrial dopaís tem buscado alternativas sustentáveis para adequar a gestão dos resíduos produzidos pelas empresas seguindo o atual cenário

A crise desencadeada pela pandemia tem gerado grandes instabilidades na atividade industrial desde o surgimento do vírus no país.  

De acordo com a Agência Brasil, os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Sondagem, que são referentes ao mês de março de 2020, já mostravam uma queda na demanda, forçando a redução sem precedentes da produção no setor. 

Ainda segundo o levantamento, os setores de móveis, acessórios e calçados, que utilizam em sua matéria-prima resíduos descartáveis e não descartáveis, foram os mais afetados neste período. 

De lá pra cá, a produção nas indústrias tem sofrido inúmeras mudanças. Visto que, ainda não existe um controle total do vírus no país, e portanto, tais empresas precisam se adequar às instabilidades econômicas geradas pela crise sanitária mundial. 

Partindo desse princípio, o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos em tais indústrias também tem sido afetado. 

Para solucionar os impactos sofridos no setor até então, as grandes empresas estão buscando alternativas para adequar essa gestão à situação atual do mercado.

produção industrial e ações sustentáveis

As ações sustentáveis sobre os resíduos gerados 

As empresas estão cada vez mais atentas às tendências globais, principalmente quando o assunto é preservação ao meio ambiente e práticas sustentáveis. 

Tendo em vista todo o cenário atual de instabilidade em que vivemos no mercado, elas precisam desenvolver com mais frequência ações voltadas para os resíduos gerados em sua produção e assim descartá-los da forma mais adequada possível, de acordo com a legislação ambiental vigente na sua localidade.

Diante disto, existem inúmeras formas de praticar a sustentabilidade empresarial, mesmo em tempos de crise econômica mundial. 

Abaixo confira 4 ações para ter uma boa gestão dos resíduos na sua empresa:

A coleta seletiva

Esse é um método mais prático para coletar e separar os resíduos de acordo com as suas características. Isto pode facilitar bastante na hora da separação e destinação final dos materiais. 

Redução do consumo de papel

É preciso educar todas as equipes para manter um bom funcionamento da organização e isto inclui a conscientização do consumo de papel, com alternativas que reduzam a utilização desse material. 

Reciclagem e reutilização 

Essa prática é definida como um processo de transformação dos resíduos gerados na produção. Aplicando essa técnica, é possível criar um novo produto e diminuir o acúmulo de rejeitos na natureza, para reduzir os impactos ambientais. 

Logística Reversa

Basicamente a Logística Reversa tem como objetivo recolher e reutilizar produtos e materiais que tiveram o seu ciclo de vida encerrado. 

Essa técnica pode ser implementada, por meio de empresas especializadas, como a LM Resíduos. 

Gerenciamento da produção industrial

As leis e normas 

Diante do que já foi citado, é preciso ressaltar que todas as ações e práticas realizadas por empresas do setor industrial precisam seguir as leis ambientais vigentes no país. 

Tendo em vista que segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, da Lei nº 12.305/10, assim como o setor público, o privado também tem suas obrigações com o meio ambiente e a sociedade. 

Portanto, para tais organizações industriais, a ordem de prioridade para o gerenciamento desses materiais deve seguir:
  • A redução da geração de resíduos que causam impacto à natureza
  • O desenvolvimento de ações e práticas sustentáveis
  • A reutilização
  • Reciclagem
  • O tratamento 
  • A destinação final adequada

Os atuais desafios do gerenciamento de resíduos 

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos, materiais, substâncias e objetos descartados, cuja destinação final deveria receber tratamento com soluções econômicas mais viáveis. 

Mesmo com empresas que projetam e vendem soluções tecnológicas para a implantação de um gerenciamento integrado e prático, ainda temos muito o que aprender.

Isto porque, segundo a publicação, no Brasil, em comparação com outros países desenvolvidos, a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento dos resíduos ainda não desempenham um papel econômico de destaque como atividade rentável, dentro dos setores do poder público e privado, como é o caso das fabricantes, importadoras, distribuidoras, indústrias e comerciantes. 

Em suma, de acordo com o previsto em Lei, pela PNRS, a logística Reversa é uma das soluções mais viáveis até então, que grandes empresas têm no mercado, para superar os desafios do gerenciamento de resíduos. 

Portanto

Em Conclusão

Mesmo com grandes expectativas para o ano de 2021, a produção industrial ainda passa por instabilidades no setor e por isso, a gestão dos resíduos produzidos por tais, deve ser adequada ao atual cenário do mercado. 

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar a construir uma nova visão para a sua empresa.