Como funciona o mercado de compra e venda de metais

compra e venda de metal

A compra e venda de metais está em expansão no mundo e esse mercado pode prevenir danos ao meio ambiente e a sociedade.

A compra e venda de sucata está em expansão, mas algumas dúvidas ainda surgem no mercado sobre a comercialização desses resíduos. Em primeiro lugar, é necessário entender que para entrar no ramo é fundamental conhecer todas as leis que regem esse mercado.

De acordo com a legislação, é considerada sucata ou resíduo todo e qualquer mercadoria que pode se tornar definitiva e totalmente irreversíveis para o uso a que se destinou originalmente.

Sabemos que para o meio ambiente, o descarte irregular dos materiais gerados por inúmeras empresas podem causar danos irreversíveis. Por exemplo, os metais, levam cerca de 450 anos para se decompor, independentemente do local onde foi jogado.

Legislação

Portanto, segundo a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é de responsabilidade das fabricantes, importadoras, distribuidoras, comerciantes e até mesmo dos cidadãos, realizar ações para a prevenção e redução na geração de resíduos, tendo como proposta, a prática de hábitos de consumo sustentáveis em conjunto com instrumentos como a reciclagem e reutilização.

Comércio de Sucatas

compra e venda de metais

Dentre os 5 tipos mais comuns de sucatas que são vendidas, reutilizadas e recicladas estão: o ferro, aço inox, latas, alumínio e cobre. As duas últimas citadas, por exemplo, são tipos de metais não ferrosos bastante requisitados por empresas de coleta e reutilização.

Compra e venda de metais

No mercado de compra e venda de metais, os mais procurados por empresas de coleta são o cobre e o alumínio. Eles possuem diversas utilidades se reaproveitados e tratados de maneira correta e pode gerar lucros significativos para os negócios, além claro, de contribuir para a prevenção de redução de danos ao meio ambiente e a sociedade.

Vantagens do cobre

A armazenagem em ampla escala faz com que a compra e venda de metais como cobre seja bastante variada, visto que, a empresa pode negociar com os melhores fornecedores a fim de oferecer resíduos melhores para os clientes. Além disso, no mercado, esse tipo de sucata é tido como referência em aproveitamento de materiais descartáveis.

Vantagens do alumínio

O alumínio é mais leve que o aço, e é muito usado na liga não ferrosa. Ele formado por uma camada protetora de óxido que ajuda a reduzir os riscos de corrosão prejudicial. A comercialização dele é amplamente prática, visto que é um metal muito comum, bastante flexível e leve. Além disso, não possui toxicidades, não provoca alergias e nem gera fagulhas. É um elemento ideal para a manipulação de alimentos e pode ser usado para diversos utensílios domésticos como: a produção de panelas e latas.

Vantagens do Ferro

A compra e venda de metais não ferrosos, como ferro, é inserida em um mercado amplo de reciclagem e reaproveitamento e se apresenta como uma opção de excelente custo-benefício para as indústrias de transformação. A comercialização desse tipo de sucata se tornou, nos últimos anos, uma alternativa eficiente, segura e principalmente de caráter bastante sustentável.

Metais não ferrosos x Metais ferrosos

compra e venda de metais ferrosos

Metais não ferrosos

Quando um metal é definido como não ferroso, significa que ele não possui uma quantidade significativa de ferro em sua composição e são feitos para suportar temperaturas extremamente altas. Alguns chegam a ser duros e quebradiços, outros já são mais macios e dúcteis

Esse tipo de metal geralmente é utilizado para isolamentos ou em formas de ligas metálicas, alguns, são empregados na construção de máquinas, automóveis, tratamento galvânicos e até mesmo na construção de aeronaves e navios.

Abaixo, veja os tipos de metais não ferrosos:

  • Alumínio
  • Cobre
  • Níquel
  • Bronze
  •  Chumbo
  • Zinco
  • Estanho

Metais ferrosos

Diferentemente do tipo de sucata citada acima, os metais ferrosos possuem porcentagem de ferro superior a 90% e uma composição de carbono de até 5%, com os demais elementos relativamente reduzidos. O aço, por exemplo, possui teor de carbono de até 1,7% e a sua resistência à ruptura por tração pode variar bastante.

Abaixo, veja os principais metais ferrosos:

  • Ferro
  • Liga de aço
  • Chaparia
  • Ferro fundido
  • Ferro laminado

Em  conclusão,

A LM Resíduos tem como objetivo proporcionar maneiras mais corretas de descarte dos resíduos sólidos para as empresas.

E por isso, com uma boa gestão dos materiais produzidos pelos seus negócios, você pode ampliar as oportunidades no mercado para ter sucesso e principalmente ser reconhecida como uma marca que se preocupa com o meio ambiente e os impactos que esses materiais podem gerar na sociedade.

Já pensou em como descartar corretamente os resíduos da sua empresa?

Fale agora com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar nesse processo!